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Santificai-vos porque amanhã o Senhor fará maravilhas no meio de vós.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

atividades...

K Y Z : são vogais ou consoantes?
          seguindo os princípios fonéticos Y é uma vogal, pois é um fonema pronunciado com a passagem do  a r pela boca.
          a letra K é uma consoante, pois precisa de uma vogal para formar e ser pronunciada.
          Já o W é uma vogal ou uma consoante, dependendo do uso. Fica assim: com o som de V quando proveniente do alemão ( como Wagner).
com som de U quando de origem inglesa (caso web).
fonte: revista nova escola.

             Regras que professores e pais não deviam seguir:
             fonte: trspedagogascomamor.blogspot.com

1- Esperar um domínio precoce das regras de leitura.

2 – Garantir que as regras de fonologia sejam aprendidas e usadas.

3- Ensinar letras e palavras uma de cada vez, tendo a certeza de que uma foi aprendida antes de passar para a seguinte.

4 – Fazer a leitura perfeita de cada palavra o seu objetivo principal.

5- Não estimular a advinhação; insistir para que as crianças leiam cuidadosamente.

6-Insistir na precisão o tempo todo.

7- Corrijirmos erros imediatamente.

8- Identificar e tratar os leitores problemáticos o mais cedo possível.

9- Usar cada oportunidade durante o ensino de leitura para melhorar a ortografia e a expressão escrita e insistir também para que falem a língua da maneira mais correta possível.

Atenção pais, cuidado com o que sai da sua boca!

          Muitas vezes, quando os pais vão dar uma bronca nos filhos, não prestam atenção nas palavras. Assim acabam usando expressões contundentes e como conseqüência criam traumas nas crianças.
          Baseado em entrevistas com pais e especialistas, o professor e psicólogo americano Charles Schaefer, da Dickinson University, elaborou uma lista de frases que não devem jamais ser ditas às crianças.


        "Você é um mau menino".

"Sacrifico minha vida pessoal para cuidar do meu filho, espero que ele reconheça isto".

   "Eu prefiriria que você não tivesse nascido".

   "Você nunca vai ser nada na vida".

  "Seu pai(sua mãe) e eu estamos nos separando por sua causa".
   "Seu pai(sua mãe) e eu estamos nos separando por sua causa".

"Quando eu era da sua idade, voltava da escola e pé e ainda ajudava minha mãe a cuidar da casa."

     "Por quê você não é como seu irmão?".

    "Você está agindo como um bebê. Devia sentir vergonha disso".

"Se fizer isso de novo, vou chamar a polícia e mandar lhe prender".

Faço tudo por você e não recebo nada em troca".

  "Eu não acredito que esteja com medo desse cachorrinho tão manso"

NÓS COMO PAIS ACHAMOS QUE É BESTEIRA, MAS PENSE BEM NOS SEUS TRAUMAS DE INFÂNCIA E REFLITA!!!!!!!!

sábado, 5 de novembro de 2011

Trabalhando as horas!

O que o aluno poderá aprender com esta aula?
Os  alunos da Educação Infantil, na faixa etária de 5 a 6 anos, poderão:
§                                 Perceber que o relógio é um instrumento que mede o tempo;
§                                 Conhecer a história do relógio e o seu desenvolvimento;
§                                 Desenvolver a noção do tempo vivido.
Duração das atividades
Aproximadamente duas aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno.
Os professores para propor atividades com relógio, de forma sistematizada, devem ter trabalhado anteriormente com as crianças a noção da contagem, representação numérica, agrupamento de 5 em 5 e cálculo mental de pequenas quantidades. 
Como sugestão seria importante que o professor, antes da realização desta aula tomasse como referência  as aulas anteriores desta série, que estão publicadas neste portal: NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: diagnosticando o conhecimento inicial; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: como motivar as crianças; NA EDUCAÇÃO INFANTIL O RELÓGIO NÃO É SÓ BRINCADEIRA: construindo um relógio para brincar e estudar.
                  Estratégias e recursos da aula

 Atividade 1 – Movimentar os ponteiros do relógio construído com base nos ponteiros do relógio real.

A utilização do relógio como um instrumento de medida de tempo deve relacionar-se a qualquer atividade que necessite de uma contagem e presente um significado  e funcionalidade para as crianças, como: acompanhar a rotina, marcar a duração de um passeio ou de uma culinária, dentre outras.

1º Momento - Ensinar as crianças a fazerem leituras do relógio para desenvolver a noção de tempo

 relacionada ao instrumento de medida desse tempo. Em um primeiro momento, tudo não passa de uma brincadeira, as crianças colam seus relógios na parede da sala, observam o relógio real e marcam a hora, fazem brincadeiras com 5 minutos de duração. Exemplo, uma ou um grupo de crianças recebe a tarefa de montar um castelo em 5 minutos, uma ou outra(s) criança(s) controla o tempo e marcam com os ponteiros do relógio, com base na dedução do que seja esse espaço de tempo. Com o desenvolvimento desse tipo de atividade em diferentes situações cotidianas de marcação do tempo, essa brincadeira transforma-se em coisa séria.

                      Recursos Complementares

                                    Avaliação
          Ao final desta atividade o professor deverá observar quais as estratégias utilizadas pelas crianças para realizar a leitura da hora, durante cada momento da atividade, ou seja como faziam no início e no final (como desenvolveram a atividade: com ajuda, sozinhos, independentes do professor ou colegas), analisando qual a relação que elas fizeram entre a manipulação dos ponteiros do relógio e a noção de tempo contínuo (o momento do desenvolvimento da atividade sem intercalar com outro tipo).